Manuais : 4.1.2. Etapa Classificação Taxonômica

Na etapa de Classificação Taxonômica são preenchidos características jurídicas que identificam a área do protocolo, "o quê é" o protocolo (classe) e "do quê trata" o protocolo (assuntos).

Esta página trata da etapa de Classificação dos cadastros do tipo Protocolo, Ouvidoria e Atendimento ao Público.

É de extrema importância que o usuário conheça as tabelas da taxonomia (lista de classes e assuntos providas pelo Conselho Nacional do Ministério Público), para que o cadastro seja o mais fiel possível e os relatórios gerenciais coincidam com a realidade.

 


1. Campos da etapa de ClassificaçãoVoltar ao topo

 

Para os cadastros de Ouvidoria e Atendimento ao Público, o campo Classe é automaticamente preenchido com o valor Notícia de Fato.

 


2. ÁreaVoltar ao topo

Este campo informa à qual área o protocolo pertence. No SIMP existem, atualmente, 13 áreas (sendo que a área "Administrativo" só é apresentada para protocolos de 2ª Instância).

Após o preenchimento da área, o SIMP congela a tela temporariamente e carrega as classes e assuntos relacionados à área escolhida.

 


3. Classe e AssuntoVoltar ao topo

A classe e os assuntos são preenchidos após a escolha da área. Um protocolo possui apenas uma classe, mas pode possuir um ou mais assuntos.

Estes campos podem ser preenchidos de três maneiras:

  • Código: digitar diretamente o código da classe desejada e clicar em qualquer local da tela ou apertar a tecla TAB faz com que o sistema preencha rapidamente o nome da classe.
     

  • Pesquisa pelo termo: a escolha também pode ser feita digitando um trecho do nome da classe. A medida em que o campo é preenchido, o sistema lista as classes que podem ser selecionadas. O caminho de cada item também é mostrado, da direita para a esquerda. O item em si vem acompanhado do ícone  enquanto as pastas que formam seu caminho são acompanhadas do ícone . Clicar no termo em negrito ou no trecho com o ícone  preenche o campo. Clicar num dos trecos com o ícone da pasta  abre a janela de busca direcionada para esta pasta.


  • Busca em janela: ao clicar na lupa  ou num ícone de pasta  (após pesquisa por digitação), é apresentada uma janela listando as classes numa estrutura de hierárquica (estilo pastas e arquivos). Os itens que podem ser escolhidos são os que não estão representados com o ícone +

O ícone  abre uma pequena janela com o glossário do item escolhido. Este glossário informa em quais situações cada item deve ser utilizado.

3.1. Escolha de múltiplos assuntosVoltar ao topo

Para o campo Assunto pode ser necessário inserir mais de um valor por protocolo. A inserção pode ser feita pela tecla ENTER ou pelo botão "Adicionar".

 

Os assuntos escolhidos nesta etapa serão utilizados na etapa de Vínculo de Partes.

Avançar para a etapa de Vínculo de Partes ->

 


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