Manuais : 3.2. Alertas em Protocolos

Alertas em protocolos, são pequenos lembretes ou anotações que podem ser inseridos em um protocolo. Porém, os prazos do tipo alerta não são vinculados a nenhum movimento e qualquer usuário poderá manipular os alertas, exceto quando ele for sigiloso

Para os casos de alertas sigilosos somente pessoas lotadas na promotoria/procuradoria para qual o protocolo do alerta está distribuído poderá visualizá-lo.

Apresentação Multimídia


1. Acessando os AlertasVoltar ao topo

O sistema disponibiliza duas formas distintas de se visualizar os alertas de um determinado protocolo, sendo elas:

Área de Trabalho - Aba 'Prazos' 


Detalhe do Protocolo - Aba 'Prazos' 

 

Como escolher os locais a serem monitorados

Os prazos são exibidos conforme a configuração estabelecida pelo próprio usuário. Para mais detalhes acesse a página de 3.5. Configuração de Monitoramento de Prazos


1.1. Visualizando os Alertas na Área de TrabalhoVoltar ao topo

Na Área de Trabalho pode-se visualizar os alertas na aba 'Prazos'. Esta visualização permite que sejam acessados todos os prazos deste tipo, de acordo com a configuração do usuário, listando todos que estiverem ativos de uma só vez.

Para saber mais a respeito da aba 'Prazos' da Área de Trabalho acesse a página 'Área de Trabalho -> Controle de Prazos'


1.2. Visualizando os Alertas no detalhe do protocoloVoltar ao topo

Na aba 'Prazos', localizada no detalhe do protocolo, pode-se visualizar e manipular o prazo e prorrogações de cada alerta cadastrado para aquele protocolo.

 

 

Na Área de Trabalho pode-se realizar todas as operações referentes a um determinado alerta do protocolo, obedecendo as regras de acesso de cada operação.

Os prazos cadastrados nos alertas não servem de referência para extração de informações de produtividade e efetividade uma vez que não possuem relação com Movimentos e nem com a data de instauração do Protocolo. Portanto, é importante observar se o prazo que se esta cadastrando não é referente a um movimento efetuado ou a finalização do protocolo em si.

 


2. Manipulando Alertas de um ProtocoloVoltar ao topo 

As funcionalidades de manipulação dos alertas poderão ser acessadas através de duas partes do sistema, conforme imagens abaixo:

Área de Trabalho - Aba 'Prazos' selecionando o protocolo desejado.


Detalhe do Protocolo - Aba 'Prazos' 



2.1. Incluindo um AlertaVoltar ao topo

Para se incluir um novo alerta basta clicar no botão 'Incluir Alerta' localizado na barra de ferramentas no detalhe do protocolo.

 

Em seguida o sistema exibe uma nova janela pedindo as seguintes informações:

  1. Sigiloso: Esta opção, por padrão, vem preenchido com o valor 'Não'. 

    Caso se opte por tornar o alerta sigiloso, o mesmo só será visualizado e manipulado pelo usuário criador e pelas pessoas lotadas na Promotoria/Procuradoria a qual o protocolo pertença;

  2. Quantidade de Dias: Este campo tem por objetivo auxiliar o usuário no cálculo do prazo do alerta. Ao ser preenchido com um valor, o sistema calcula a data do alerta;
  3. Data Alerta: Data em que se deseja ser avisado sobre o vencimento do mesmo;
  4. Descrição: Campo textual onde deve-se descrever informações referentes ao alerta.

É importante lembrar que cada alerta incluso em um protocolo, assim como os outros tipos de prazos, deve ser encerrado para que os avisos parem de ser recebidos.



2.2. Prorrogando um AlertaVoltar ao topo

Prorrogação é a função que permite estender o prazo de um alerta, caso o mesmo não tenha sido concluído na data esperada.

Esta funcionalidade pode ser acessada de duas maneiras: Área de Trabalho - Aba 'Prazos'  ou  Detalhe do Protocolo - Aba 'Prazos

 

Seja qual for a maneira acessada o sistema exibe uma nova janela solicitando as seguintes informações:

  1. Quantidade de Dias:  Este campo tem por objetivo auxiliar o usuário no cálculo do prazo do alerta. Ao ser preenchido com um valor, o sistema calcula a data do alerta;
  2. Data: Data em que se deseja ser avisado sobre o vencimento do mesmo;
  3. Justificativa: Campo textual onde deve-se descrever o motivo pelo qual se está prorrogando o alerta.

Caso um Alerta tenha sido cadastrado como sigiloso, na prorrogação ele continua com a mesma característica.

A descrição cadastrada no momento da inserção do alerta continua sendo a referência do mesmo.

Quem pode prorrogar

Qualquer usuário pode prorrogar o prazo de um alerta que não seja sigiloso, bastando que o mesmo esteja em um local que pertença a mesma comarca da cadastrada no protocolo.

Caso o Alerta esteja configurado como sigiloso, apenas as pessoas lotadas na Promotoria/Procuradoria para qual o protocolo do alerta esteja distribuído podem visualizar e realizar a operação de prorrogação.


2.3. Encerrando um AlertaVoltar ao topo

O encerramento de um alerta indica que o mesmo foi finalizado, então o sistema não exibirá mais o alerta encerrado.

Esta funcionalidade pode ser acessada de duas maneiras: Área de Trabalho - Aba 'Prazos'  ou  Detalhe do Protocolo - Aba 'Prazos

 

Seja qual for a maneira acessada o sistema exibe uma nova janela solicitando a seguinte informação:

  • Justificativa: Campo onde deve-se descrever o motivo pelo qual se está encerrando o alerta.

 

Quem pode encerrar

Qualquer usuário pode prorrogar o prazo de um alerta que não seja sigiloso, bastando que o mesmo esteja em um local que pertença a mesma comarca da cadastrada no protocolo.

Caso o Alerta esteja configurado como sigiloso, apenas pessoas lotadas na Promotoria/Procuradoria para qual o protocolo do alerta esteja distribuído podem visualizar e realizar a operação de prorrogação.

 


2.4. Excluindo um AlertaVoltar ao topo

A exclusão de um alerta deve acontecer quando sua inserção foi feita de maneira equivocada pois, uma vez excluído, o alerta não ficará mais disponível em nenhum tipo de visualização, tampouco em relatórios.

Esta funcionalidade pode ser acessada de duas maneiras: Área de Trabalho - Aba 'Prazos'  ou  Detalhe do Protocolo - Aba 'Prazos

 

Seja qual for a maneira acessada o sistema exibe uma nova janela solicitando a seguinte informação:

  • Justificativa: Campo onde deve-se descrever o motivo pelo qual se esta excluindo o alerta.

 

Apesar de não ser mais possível sua visualização, a CTI possui auditoria sobre a exclusão de todos os tipos de prazos.

 


Voltar ao topo desta páginaVoltar ao topo